Questão de sobrevivência!

Amigos da Lista,

É uma questão de sobrevivência, não consegui a placa mãe compatível com
GNU/Linux que queria, então meu lindo dinheiro só dará para comprar uma
ECS com som e rede onboard ou uma ECS com som onboard

A primeira tem a seguinte configuração:

 Placa de som onboard: CMI9238, pessoal quero saber se esse chipset é
suportando pelo GNU/Linux.
Já olhei na página oficial e não possui o driver lá.
Placa LAN onboard: SiS 900, essa eu não faço nem questão, mas se alguém
souber onde tem o driver fico feliz.

A segunda tem a seguinte configuração:

Placa de som onboard: RealTek ALC101, encontrei não página oficial o
driver dela só que é para kernel 2.2.14, quero saber se vai funcionar em
2.4.18.bf24. Por favor gente diz que sim?

Eu preciso de ajuda, muitíssimo de ajuda, não consigo sobreviver sem o
GNU/Linux e vou ser obrigado a rodar Rwindows para que possa utilizar meu
hardware. Me ajudem, se não encontrarem os drivers criem um para
mim(brincadeira, mas se for possível pelo menos até eu fazer o meu Curso
de Engenharia de Computação).

Eu imploro auxílio.