Re: Utilidade do arquivo /etc/services

On Tue, Feb 18, 2003 at 11:59:25AM -0000, Rápido SP - CPD (Luiz Anversa) wrote:
> Bom Dia !!
> Pessoal alguem poderia me dizer qual a finalidade e funcionalidade do arquivo /etc/services ??
> Att
> Luiz Fernando
Eu posso. /etc/services é um arquivo que dá nome aos serviços TCP/UDP e
indica em quais portas eles rodam. É usado, por exemplo, no tcpdump,
que, em vez de te dizer em qual porta se origina a conexão (por exemplo,
53/UDP, 5432/TCP), te diz logo o nome do serviço que está originando a
conexão (no caso, seria DNS e PostgreSQL). Note que, para portas acima
de 1024, os serviços listados são apenas os mais comuns, e pode haver
serviços que usem a mesma porta que outro. Para maiores informações:
$ man 5 services
$ head /etc/services

Espero ter ajudado.
--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org