Preciso de ajuda com minha rede

Olá a todos.

Gostaria da opinião de vc's em relação a rede daqui da empresa. A rede
aqui do meu setor foi seguimentada e os ip's das máquinas trocados, a
rede antiga era 10.3.x.x com máscara de rede 255.255.0.0, colocamos uma
máquina com duas placas de rede como firewall fazendo nat, esta máquina
tem os seguintes ip's 10.3.12.34 (da rede antiga com máscara
255.255.0.0) e 10.40.0.1 (rede criada com máscara 255.255.255.0) todas
as máquinas do meu setor estão nessa rede com os ip's neste intervalo
10.40.0.x. Quer dizer todas as máquinas do meu setor são "enchergadas",
pela rede 10.3.x.x, como tendo o ip 10.3.12.34. Outro detalhe é que
temos um servidor web nesta rede criada por nós (10.40.0.0) com um ip
válido. O firewall da universidade aponta para o 10.3.12.34 que por sua
vez aponta para o 10.40.0.22. Desta forma esta máquina está acessível
pela internet.

Até aqui tudo ok! Não é?

Bem o que aconteceu foi o seguinte, como trabalho em uma universidade as
coisas são feitas meio que no improviso e resolveram mudar um roteador
sem nos avisar,  ficamos sem acesso a internet por um dia! Resolvido
isso o pessoal da rede daqui me disse que terei que mudar a faixa de
ip's da minha rede (10.40.0.0) para outro ip, por que segundo eles esta
poderá conflitar com outro setor que usa a mesma faixa de ip's.  Mas
como conflitar!!?? Estou fazendo nat, a rede da faculdade só encherga o
10.3.12.34. Eles falaram que poderia haver problemas no roteador! Mas
como se o roteador não vê a minha rede? Estou falando besteira? Pode ter
algum problema mesmo? O que vc's acham??

Desde já agradeço qualquer opinião.

[ ]'s Formel