Re: Procmail não esta funcionando.

On Tue, Feb 11, 2003 at 02:07:27PM -0300, Pablo Henrique wrote:
> Amigos abaixo minhas msg com o sylpheed-claws porém
> uso somente filtros do procmail
>
> exemplo do meu ~/.procmailrc
>
> "TH=/bin:/usr/bin:/usr/bin
> MAILDIR=$HOME/Mail
> DEFAULT=$MAILDIR/inbox
> LOGFILE=$MAILDIR/log
>

> :0:
> * ^To.*pablohstc@yahoo.com.br.*
> yahoo
>

> Meus e-mails abaixados com sylpheed ficam salvos na
> pasta ~/Mail por[em dentro de minha pasta ~/Mail/inbox
> tenho n' msg com to=pablohstc@yahoo.com.br porém o
> procmail não esta enviando para ~/Mail/yahoo.

> [...]

Na verdade o Procmail processa as mensagens ANTES que elas vão para
suas caixas. Funciona com o fetchmail porque este chama o procmail, que
lê as regras, compara com as mensagens que estão chegando *naquele
instante* e as processa de acordo. Como o Sylpheed baixa diretamente as
mensagens do POP, ele não chama o procmail antes de processar as
mensagens. Não sei, não uso o sylpheed, mas talvez haja uma opção
de configuração que lhe permita usar o procmail para filtrar e-mail. Ou,
alternativamente, você pode usar o fetchmail para pegar e-mails pop, que
suas mensagens serão automaticamente filtradas. Não conheco nenhuma
interface gráfica para o procmail, mas para o fetchmail há, e muito boa:
apt-get install fetchmailconf

Um .fetchmailrc simples seria: (seu provedor POP é pop.provedor.com.br, seu
nome de usuário no provedor é joao, seu nome de usuário no sistema é
joaquim e sua senha POP é caraguatatuba)

poll pop.provedor.com.br with proto POP3 user 'joao' there with password 'caraguatatuba' is 'joaquim' here options fetchall

Coloque uma linha dessas no seu .fetchmailrc e tudo funcionará beleza.
Para pegar seu e-mail, digite simplesmente fetchmail. As mensagens
aparecerão nas caixas que você indicar no .procmailrc.

Agora peço auxílio aos companheiros da lista com o formato das caixas de
e-mail. Se não me engano, o sylpheed usa maildir como formato da caixa
de e-mail, e o procmail, por default, usa mbox. Tem como o procmail usar
maildir?

Outra coisa: não fique usando a conta root para fazer coisas como ler
e-mails, navegar na Internet etc. Se você agir dessa forma, seu sistema
Linux estará tão inseguro quanto uma máquina rodando windows. Crie para
si uma conta de usuário normal, sem privilégios, e use o root apenas
para fazer a configuração do sistema, como adicionar/remover pacotes e
configurar servidores.

Exemplo de regra do procmail:

:0H:
*^To.*debian-user-portuguese*
Mail/debian-user-portuguese

(em meu sistema, debian-user-portuguese é uma caixa de e-mails do tipo
mbox [isto é, todos os e-mails em um só arquivo] residente no diretório
$HOME/Mail).

Novamente, peço ajuda aos companheiros que nos dêem mais luzes sobre
procmail + maildir ou sobre sylpheed + mbox.

Espero ter ajudado.
--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org