Re: Problema no Som

Em Qui, 2003-02-06 às 21:48, denisbr@unerj.br escreveu:
> Ola Amigos!!
> Uso Debian 3.0, tenho uma placa Sound Blaster 64 ISA.
> Estou tentando configurar usando o ALSA, agora gostaria de saber se
> alguem pode me dizer o que esta errado nesta saida e qual a possivel
> solução:
[corta]

Use o modulo sb. Entre no modconf e procure a secao sound. La escolha o
modulo sb e ponha io=0x220 irq=5 dma=3 dma16=6 mpu_io=0x330 no campo de
inclusao de parametros do modulo. Nao e necessario usar o alsa para esta
placa.

Lembre-se de setar na bios da maquina para assegurar a irq 5 para o slot
isa, pois, ao contrario de dispositivos pci, os isa nao compartilham a
mesma irq.

> Outra coisa, eu ja tentei instalar o som usando o modconf, acho que ele
> já instalou, porque não deu erro lá, na inicialização do computador
> aparece a minha placa, mas veja isso:
>
> libmikmod.so.2: cannot open shared object file: Arquivo ou diretório
> não encontrado
> ** WARNING **: oss_open(): Failed to open audio device (/dev/dsp):
> Dispositivo ou recurso está ocupado

prodabel150:~# apt-cache search libmikmod
libmikmod2 - A portable sound library

Sacou? Pode ser que este pacote nao esteja instalado. Se ele estivesse
instalado, ele criaria o link simbolico corretamente. Entao faca
apt-get install libmikmod

> Acho que o problema de não sair som, esta nessa porta /dev/dsp .
> O que poderia fazer? Já pensei tentei achar essa porta aberta usando o
> ps -ax mas não aparece.

Depois que voce fizer o que esta citado, voce deve, como root, adicionar
o usuario comum ao grupo audio para que eles possam usar o som:

adduser <usuario> audio

Acho que o problema da porta deve ser resolvido com a insercao correta
de parametros.

> Por favor se alguem tiver uma luz fico agradecido.
>
> Abraços;

[]'s
Esta mensagem foi certificada com livre de windows por
Debian GNU/Linux <http://www.debian-br.org>