Re: Obrgrigado (Ciências_ou_Engenharia)

Alo!
Muitíssimo obrigado a todos e, sinceramente, nao foi minha intenção causar alvoroço na lista nem sair tanto do tema. Posições radicais à parte, é sempre muito natural e saudável defendermos nossas escolhas. Eu vou ficar mais atento ao conteúdo dos currículos. Valeu mesmo gente! Acenderam um farol num túnel bem escuro.
Obrigado.
PS: Acredito que o Stallman seja mais radical que todos nós juntos :-)

Wanderson

Rodrigo F. Baroni wrote:
  Ola' Wanderson,

     Sou um aluno de Ciencia da Computacao (3ro ano).
Tambe'm tive a mesma duvida quando optar por um
curso..
     Tenho amigos na faculdade que fazem engenharia da
computacao, e entao hoje posso ver bastante a
diferenca entre os cursos.. Mas o esquema eh o
seguinte (com base na minha faculdade e a maioria que
observei):
     --> Ciencia da Computacao: os dois primeiros anos
possuem poucas materias técnicas (50% ou menos) (de
computacao), como programacao, algoritmos, sistemas
operacionais, arquitetura de computadores...; e a
maioria (50% ou mais) sao materias básicas dos cursos
de exatas, como cálculo, fisica, geometria, logica
matematica, estatistica, ... - matérias que "consomem"
o pessoal, e respondem pelo maior numero de
dependencias, exames e desistencias do curso. Os
outros dois anos seguintes sao materias técnicas
somente (banco de dados, complexidade de algoritmos,
engenharia de software, sistemas digitais,....)

     --> Engenharia da Computacao: fique esperto com
esse curso! Pois a maioria das faculdades outorgam à
esse curso tal nome, mas na maioria sao cursos de
engenharia elétrica com enfase em computacao. De
qualquer modo, esse curso que é possui mais duracao (5
anos e algumas vezes integral - dependendo da
faculdade), possui **muito** mais matérias 'basicas'
de éxatas, como cálculo I,II,III..., fi'sica
I,II,III,.. (incluindo mecanica quantica...), e outras
matérias com embalsamento matemático puxado; as
matérias técnicas (de computacao mesmo), eles possuem
menos que a da Ciencia da Computacao (nao tem algumas
disciplinas da Ciencia, sendo que a Ciencia possui
*todas* ou quase todas disciplinas técnicas que a
turma da Engenharia tem - com excecao de matérias
voltadas para hardware, como "materiais eletricos" ,
"circuitos eletricos".. e outros, que darao uma base
para vc mexer com hardware e dispositivos
eletronicos). MAS atente-se ao fato que há faculdades
que diferem-se bastante no curso de engenharia da
computacao, tornando o nome digno ào curso - como pude
observar a grade do curso de engenharia da computacao
do ITA, que eh muito bem específico para arquiteturas
e engenharias/projetos de sistemas de computacao...
lembro-me de ter visto disciplinas como "projetos de
radares digitais" ... e outras coisas assim.., que  me
deixaram com muita vontade de fazer um curso desse (se
nao fosse nao difícil entrar lá.. :) ).

Bom, o esquema que tenho visto eh esse aí. Se vc
tem facilidade com matematica/fisica e gostar de
circuitos eletricos, dispositivos eletronicos, e
projetos afins te entusiasmam, vc pode se dar bem em
engenharia.

    Agora se vc nao eh um aficcionado por programacao,
codigos, algoritmos, estruturas de dados, banco de
dados, .. talvez Ciencia da Computacao seja a sua
praia.

    De qualquer modo, acho legal dizer que as
mate'rias de exatas sao importantes, e trazem um
raciocínio lógico muito bom, e ajuda muito no
desenvolvimento dos estudos e profissional ...

  Espero ter ajudado
    Um abraco

  Rodrigo F Baroni

 --- wanderson <wdmagalhaes@netscape.net> escreveu: >
Alo pessoal,

Sem querer fazer off topic, podem me explicar a
diferença de Ciências da Computação para Engenharia da Computação?
A duraçao dos cursos são bem diferentes.
Neste ano eu faço vestibular e eu estou indeciso.
É claro que não precisam se dar ao trabalho de
responder, mesmo assim obrigado.

Wanderson