Pacote SVGA

O computador do meu irmão está servindo de beta teste para mim.
Instalei o Debian (potato) que veio na Revista do Linux.
Na instalação o instalador do Debian tornou padrão o XFR86_VGA16 como padrão.

Quando acabou: peguei o cdrom coloquei no driver e digitei: apt-cdrom add
Então digitei apt-get install xserver-svga e instalou.
Depois digitei xf86config e configurei mause (/dev/ttyS0) e teclado us (opção 1).
Placa de vídeo SiS 5597 e monitor Sansung Sinc Master 3 (opção 4 - Super Vga Entrelaçado 56 Mhz)

A partir de então o Debian passou a reiniciar no modo gráfico e trava o mause e o teclado não me deixa usá-los
para CTRL-BACKSPACE e reconfigurar. Mas isso é mole instalo de novo. Mas o que deu de errado. O X funciona e a resolução fica boa. Só trava o mouse e teclado. E as informações estão corretas(mause SERIAL1 e teclado US);

Se puderem me ajudar.