geforce e linux

minha geforce 4 mx 440 está funcionando muito bem no linux mas, no windows
eu tive uma melhora boa de performance quando instalei a ultima versão do
driver e o directx 9 (acho q o suporte a opengl eh incluso no driver neh?),
se bem q não dah pra saber pq eu tb retirei o joystick lah da lista do
painel de controle (joystick por algum motivo reduz a performance) instalei
o driver pra agp e agora está ativado a aceleração de textura agp está
ativada, pode ser isso. Mas eu queria instalar a ultima versão do mesa e do
driver da placa de vídeo (o mesa eu não  sei, mas o driver do debian eh
versão 1.0-2880, enquanto o último da nvidia eh o 1.0-4191). Alguem sabe
onde há pacotes deb da última versão do mesa e do driver da nvidia? E caso
eu não ache os pacotes, alguem já compilou esses pacotes na mão,q tenha dado
certo?