Novato no Debian

Acabei de instalar o kurumin, que é baseado no knopix.  Fiquei impressionado
com o reconhecimento de hardware.  Percebi também que o dkpg é muito superior
ao rpm.
Estava habituado (talvez mal habituado) ao conectiva 8 e não estou encontrando
algumas coisas que já sabia como funcionavam lá.  O debian é bastante
diferente dos sistemas baseados no red-hat.
1º) Instalei o windowmaker mas não acho o local onde ficam os arquivos que o
kdm usa em seu menu para inicializar os gerenciadores de janelas.
2º) Estou tentando atualizar o kde para o 3.1 e estou apanhando do apt, pois
apesar dos pacotes constarem no synaptic como atualizáveis, no momento em que
mando atualizar o apt não consegue localizar os aquivos e retorna a  mensagem
"no such file or directory".  Alguém conseguiu fazer essa atualização e teria
um exemplo de sources.list para me enviar?
3º ) Como saber se estou pegando os arquivos estáveis mais recentes?  Quero
dizer, quando aponto, por exemplo, para http://ftp.br.debian.org/debian
stable main contrib non-free, nesse endereço estão os arquivos mais recentes
ou é como nas outras distribuições onde basicamente uma versão não é
inteiramente compatível com as outras?
Prá começar acho que já está bom, não é?
Desde já eu agradeço qualquer ajuda.

Luiz Fernando