Redes de grande porte

Boa tarde Lista.
Pessoal estou com uma dúvida. Vou citar um exemplo, vamos supor que eu fosse criar uma rede em uma empresa de grande porte com mais ou menos umas 100 máquinas. Qual seria a melhor maneira de fazê-la? Sendo que cada departamento fosse ter 10 máquinas? Para incluir cada máquina no /etc/hosts ficaria dificil, são muitas máquinas. Qual a melhor maneira, como eu construiria essa rede, quantos hubs, quantos servidores. Espero ter sido claro, é que, até hoje só montei redes de no máximo 6 máquinas e estou curioso para saber como uma rede de grande porte é feita, eu sei que são várias as situações, mas gostaria de um esquema geral.

Falow, Obrigado

Rodrigo Planche
FreeBSD and Debian User
rodrigoplanche@phreaker.net