Re: Linux e java

Em Wed, 29 Jan 2003 15:29:06 -0200, Odair G Martins <ogimenes@if.usp.br>
escreveu:

> Eu tenho a impressão que Java é ainda uma miragem
> de uma velha  novidade que ainda não deu o que prometia dar.

É... essa é a mesma impressão que eu tenho, também... O gandhi
do quilombodigital é um ótimo programador de java e ele realmente
gosta da coisa. Mas ele me contou de umas libs java que só funcionavam
em Windows... acaba por aí a multiplataformicidade.

A questão é que esse negócio do java é mais pra dizer que o
bytecode roda em qualquer máquina virtual, o que é verdade, mas
um código C bem escrito também pode compilar em diversas plataformas,
a única diferença é que você precisa de um binário pra cada uma.

Você só esbarra, mesmo em C, em código mal escrito ou em libs
uniplataforma. Como exemplo, meu primeiro programa em C usando
Gtk eu compilei pra GNU/Linux e Windows, e funcionava bem...

Devo dizer que acho a GUI do java (swing né?) uma coisa linda,
extremamente coerente e etc.

Acho que java deve ser uma ótima linguagem para fazer servlets,
mas parece deixar bastante a desejar, ainda, para aplicações
desktop comuns. Tem um maluco fazer um programa gráfico em java
pra acessar o Debian Bug Tracking System (procurem o arquivo da
debian-devel).... vamos torcer pra que ele nos prove o contrário.

Como já foi dito: o negócio é testar e tirar suas conclusões,
xml e java não vão salvar o mundo, mas têm sua utilidade.

[]s!

Debian: <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>