Re: Dúvida de criar script na shell?

Em Wed, 22 Jan 2003 11:35:29 -0300 (ART)
Pablo Henrique <pablohstc@yahoo.com.br> escreveu:

> Amigos estou com uma duvida gostaria de fazer um
> usuário normal poder reiniciar e desligar o computador
> gostaria de fazer oque criar um script
>
> desligar.sh
>   su
>     senha do root
>     halt
>
> reinicar.sh
>   su
>   senha do root
>   reboot
>
> depois criar um alias para o arquivo porem oque
> acontece não consigo usar o comando su pois quando eu
> [...]

Sugestão: instale o pacote sudo e leia a página de manual dele. É uma
forma muito mais segura de fazer isso. Não necessita ficar colocando
senha do root em lugar algum, e possibilita privilégios limitados para
atividades que você determinar.

--
Paulo R. Ormenese
GNU/Linux User #200782