Cannot open SCSI driver (era problemas com o xcdroaster)...

Olá pessoal,

continuo com o mesmo problema reportado ontem em relação ao xcdroaster. Embora tenha recebido algumas sugestões, decidi começar um novo thread sobre o mesmo assunto (desculpem), uma vez que achei que minha mensagem anterior não colocou corretamente o problema: tenho um sistema rodando woody, com um cdrom e um cdwriter. Quero que o sistema leia no cdrom e grave com o cdwriter, para isto vou usar o xcdroaster, que é um front-end do cdrecord. Tanto o cdrom como o cdwriter são dispositivos ATAPI, assim, tive que compilar o kernel, versão 2.4.18, com as seguintes opções:

a) scsi generic support habilitado
b) scsi cdrom support habilitado
c) ATAPI cdrom support deshabilitado.

No boot, o sistema carrega corretamente o driver scsi, como pode se ver na saida de dmesg:

hda: ST320413A, ATA DISK drive
hdc: CREATIVE CD5233E, ATAPI CD/DVD-ROM drive
hdd: Hewlett-Packard CD-Writer Plus 9500b, ATAPI CD/DVD-ROM drive

SCSI subsystem driver Revision: 1.00
scsi0 : SCSI host adapter emulation for IDE ATAPI devices
  Vendor: CREATIVE  Model:  CD5233E          Rev: 2.02
  Type:   CD-ROM                             ANSI SCSI revision: 02
  Vendor: HP        Model: CD-Writer+ 9500b  Rev: 1.06
  Type:   CD-ROM                             ANSI SCSI revision: 02
Attached scsi CD-ROM sr0 at scsi0, channel 0, id 0, lun 0
Attached scsi CD-ROM sr1 at scsi0, channel 0, id 1, lun 0
sr0: scsi3-mmc drive: 8x/56x cd/rw xa/form2 cdda tray
Uniform CD-ROM driver Revision: 3.12
sr1: scsi3-mmc drive: 31x/32x writer cd/rw xa/form2 cdda tray

Temos então o seguinte mapeamento scsi:

        Dispositivo        adapter device canal id lun
CD5233E CD-ROM   scsi0       sr0     0      0   0
HP CD-Writer            scsi0       sr1     0      1   0

Aparentemente tudo funciona bem, uma ve que ouço musica sem problemas com o cdrom, e posso ver, editar e copiar files do cdrom e cdwriter para o hd.

Mas, quando rodo o cdrecord com a opção -scanbus obtenho a seguinte mensagem:

nostromo:/home/chiappa# cdrecord -scanbus
Cdrecord 1.10 (i686-pc-linux-gnu) Copyright (C) 1995-2001 Jörg Schilling
cdrecord: No such file or directory. Cannot open SCSI driver.

ou seja, o cdrecord não encontra o driver SCSI (o scsi0?), embora ele seja carregado durante a inicialização do sistema, como se ve na saida do dmesg acima.

Qualquer sugestão será muito bem vinda!!

Marcelo

--
Marcelo Chiapparini
DFT-IF/UERJ