Re: [Off-Topic] Software livre: iniciativa privada pressiona Governo

On Wed, Jan 15, 2003 at 05:59:44PM -0200, Ricardo Portella wrote:
> De minha parte acho que seria um absurdo total uma política de governo
> privilegiando seja software livre, proprietário ou qq coisa que fosse.
> O governo tem que pensar no melhor para todos e não ditar regras de compra
> de seja lá o que for.
> Imagina se eles resolvem colocar nos editais de concursos que os candidatos
> só serão aceitos se forem egressos de universidades públicas....
>
> Ricardo Portella.

É verdade que extremos devem ser evitados. Ainda que exista software
livre de qualidade igual ou superior à do software proprietário para a
maior parte das aplicações, nem todas as necessidades são satisfeitas
pelo software livre. Exemplo disso é a discussão que teve lugar
recentemente nesta lista sobre o Dreamwaver. Entretanto, o governo deve
sim privilegiar o software livre. Primeiramente seria um estímulo para
os desenvolvedore e usuários de software livre. Em segundo lugar seria
um estímulo à baixa dos preços do software proprietário e à melhora da
qualidade deste. Em terceiro lugar, aplicações do governo exige muitas
vezes sigilo de informações, e a melhor maneira de se assegurar que
existe sigilo, que nada é enviado à Micros.. ops, às empresas de
software proprietário é verificando os códigos fontes. E o governo tem
pessoal e cacife para inspecionar cada linha de código do software
livre, ao contrário da grande maioria de nós simples mortais.

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org