Re: diferentes flavors

> Quando fui baixar os cds do debian, e ler as
> instruções de instalação. li sobre, potato,
> woody. Que na explicação no site do debian, eles
> chamam de flavor.
A sim, isso..
Bom, o debian sempre possui 3  "versões" em desenvolvimento paralelo..
O stable... o testing e o unstable.....
Bom, a coisa vai mais ou menos assim.. O Stable é a versão estável, para ser usada em
ambiente de produção... os pacotes estão muito testados, e não há mudança de versão,
a não ser bugfixes....
Bom, o testing é o cara que "um dia será stable"..... É o desenvolvimento e teste da proxima versão
estavel (stable) do debian.... Digamos, "beta teste"......
O unstable é onde a emoção mora... :P .. É o "parque de diversões" dos desenvolvedores....
O ciclo de um pacote no debian é resumidamente assim:
O desenvolvedor faz os testes no seu pacote (para ver se estão adequados ao padrão do debian)...
Caso passo nesses testes de empacotamente (localização de arquivos, etc, etc etc)...ele vai para
no unstable...... Ai... os mais malucos (geralmente outros desenvolvedores ou pessoas que gostam
de fortes emoções).... que usando o unstable, vão usar o pacote, e caso ele apresente bugs, ele é
reportado e corrigido, e sai mais um pacote para o unstable...
Bom, o cara vai ficando por ai até ser considerado "suficientemente estável" ... quando chega essa hora,
o pacote é movida para a "testing"... Bom, a testing já tem uma base de usuários maior... geralmente
pessoas com uma boa base para "se virar caso algo de errado", mas que querem um sistema bem
atualizado e funcional (depois de um tempo o stable fica com versões bem antigas de pacotes, ja que
nada é mudado nele) ..... Bom, quando o testing como um todo é considerado maduro, como uma
distribuição (instalador, integração dos pacotes, etc ,etc etc)... Ele se torna o "O novo stable"..! =-) ...
Bom, dando nomes aos bois... Cada "versão" tem seu nome (até agora, todos baseados nos
personagens do desenho Toy Story, da pixar) ...
Atualmente  stable é o woody ....
O testing é o sarge ...
O unstable é, sempre foi, e sempre será o sid (o unstable é o único que nunca muda de nome..., ou seja
nunca haverá um sid "stable"....) ...
O stable antigo era o "potato"....

Espero ter ajudado a esclarecer... qualquer erro na minha descrição, alguém corrije, mas creio
que é só isso ai mesmo (resumidamente, é claro) ....
Falow... =-)

f2r