Re: Copiar Sistema - HD

Olá Rafael.

",,," <rafaelfreitas@acessa.com> writes:

> 	Tenho um hd de 4,3 GB com o woody instalado e estável, comprei
> 	um novo hd com

woody estável, assim como subir prá cima, é uma redundância :=)

> maior capacidade e gostaria de fazer essa cópia do meu sistema do hd antigo
> com o woody, uma espécie de " clone" para o novo hd e poder usar sem ter de
> reinstalar nada, alguém tem alguma idéia de como posso copiar a partição
> tanto ext3 quanto a swap para um outro hd?

Há várias formas de se fazer isto. Te mando uma delas, que já usei e
funcionou (dica de um colega aqui da lista que, desculpem-me, não lembro
quem era):

Suponho:

1) novo hd é reconhecido como /dev/hdc (substitua, para o seu caso)
2) /dev/hdc está particionado, tem pelo menos duas partições, /dev/hdc1
para ext3 (ou ext2) e /dev/hdc2 para swap (pode ter mais partições,
desde que tenha estas)

USE ESTE MÉTODO POR SUA CONTA E RISCO. SEJA PRUDENTE.

Faça:

# mkfs -t ext3 /dev/hdc1  --- cria o sistema de arquivos ext3
# mkswap /dev/hdc2        --- formata a partição para swap
# mkdir /mnt/hdnovo       --- cria diretório onde montarás o novo hd
# mount -t ext3 /dev/hdc1 /mnt/hdnovo  --- monta a partição do novo hd
# cd /mnt/hdnovo
# mkdir proc
# mkdir mnt
# tar -cO /bin | tar -xpv -- é a letra O maiúscula
# tar -cO /boot | tar -xpv

... e assim por diante, para todos os diretórios sob /, EXCETO:

/proc e /mnt

O que este comando faz é arquiva (c), manda para saída padrão (O), saída
padrão é enviada, via duto (|) para o próximo comando que extrai (x),
mantendo as permissões dos arquivos (p) e reporta as suas ações
prolixamente (v).

mais info? $ man tar

Para proc nada é necessário fazer (já criaste o diretório, acima). Para
mnt, deves copiar manualmente, para evitar a cópia do conteúdo sob
/mnt/hdnovo (você entraria num ciclo!)

/usr deve ser a maior cópia, o resto é bem rápido (todo o processo
talvez leve cerca de uma hora)

edite /mnt/hdnovo/etc/fstab para que disponha os dispositivos
corretamente, peça-nos ajuda, se não souber como fazer.

O sistema estará instalado em /dev/hdc1. Antes de remover o hd antigo,
experimente a nova instalação. Se usas o lilo, configure-o para carregar
o "novo" sistema. Use-o por um tempo antes de reutilizar o hd antigo

Reporte-nos os ocorridos/dúvidas.

Boa sorte.

té+v

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk
chave (GnuPGP): http://www.marciotex.hpg.com.br/keypub_8709626B.asc
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!