Re: Problemas com Debian 3.0

Frederico Argolo <fredargolo@yahoo.com.br> writes:

> Olá,

Olá Frederico.

>     Bom instalei o Debian 3.0 no meu desktop e no
> final das contas nada ficou funcionando muito bem...
> Por isso surgiram algumas dúvidas...
> 1) O kernel que ele instala eh o 2.2.10, pq nao o
> 2.4???

Opcionalmente, ele instala o 2.4. Use a opção

bf2.4 (se não me engano é isto, estou certo pessoal?)

na espera do lilo.

> 2) Pra recompilar o kernel, preciso do source, como eu
> pego esse source no CD do Debian?

# apt-get install kernel-source-2.4.20

instala esta versão "tarball" (.bz2) do kernel em /usr/src.

> Pergunto isso pois já instalei um kernel-source que vi
> no dselet e dei o comando apt-get install
> kernel-package; porem no diretorio /usr/src nao
> aparece o fonte lá!!!

Deve aparecer. Certifique-se de rodar o comando acima e mais este:

# apt-get install kernel-package

Se não houver erros, o tarball do kernel estará em /usr/src e tu estarás
apto a recompilar o kernel. Se usares o "modo Debian" de fazê-lo, fica
bem fácil.

> E a ultima observacao, é que como sou um usuario
> básico/intermediario e fiquei bastante perdido na
> instalacao do Debian3. Principalmente em dois
> momentos: na hora de escolher os modulos do kernel, q
> alias todos que escolhi deram erro

Que tipo de erro? Quais módulos?

> e depois qndo
> pergunta se quero utilizar o tasksel. Na hora disse q
> sim, e escolhi o que queria, mas depois pergunta se
> quero usar o dselect!!!!! Ai ja comeca a complicar um
> pouco...
> Essa opcao do dselect seria para eu filtrar um pouco o
> que eu escolhi no tasksel??? Pois ao escolher instalar
> um ambiente grafico no tasksel ele já instala o GNOME
> e o KDE certo??

Não sei, acho que só o X. Gnome e KDE não tem que ser selecionados
também?

> Acho q isso deveria ser separado....
> Sendo q tem um momento lá que ele comeca a instalar
> SSH, CVS, um monte de coisa q nao selecionei!!!!!

Tasksel seleciona conjunto de pacotes. dselect "afina" a escolha. Bem
utilizadas, estas ferramentas são bastante úteis.

Se o sistema já está de pé, podes fazer os ajustes a partir de agora,
com a ajuda desta lista e de sua leitura.

> Nao sei se fui o unico a ficar perdido na instalacao,

Não, não foi. Mas, creia, vale a pena o esforço.

> talvez por ser iniciante no Debian...

Talvez :=)

Uma dica: dê uma olhada na documentação da debian-br

www.debian-br.cipsga.org.br

Há muita coisa útil por lá. Aprenda a usar o trio dpkg, apt, dselect e
verás o quanto facilitam a vida estas ferramentas.

> Valeu!

Quanto? :=)

Não desista. Peça ajuda na lista, se precisar.

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk
chave (GnuPGP): http://www.marciotex.hpg.com.br/keypub_8709626B.asc
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!