teclado em Woody

Caros debianers

Estou rodando Woody + XFree864.0+Gnome1.4. Meu problema e' que nao consego escrever em portugues no Woody. Estou interessado em dois ambientes:

a) Processador de texto tipo Abiword e MUA tipo Balsa,
b) linha de comando (para tambem poder escrever em portugues no Mutt)

Tenho definido o pt_BR como default no locales, configurado a traves do "dpkg-reconfigure loales". Estou usando XFree86_4.0. Acho que o problema e' que nao consigo acertar o "XkbModel","XkbLayout", "XkbVariant" e "XkbOptions" no /etc/X11/XFree86-4. Meu teclado e' um Microsoft natural.
Se tento por exemplo,

Option          "XkbRules"      "xfree86"
Option          "XkbModel"      "pc101"
Option          "XkbLayout"     "us_intl"

ele passa a acentuar so dentro de aplicativos, tais como Abiword ou Balsa, mas nao gera a "c" cidilha. Dentro da a linha de comando continuo sem poder acentuar nem gerar os caraters especiais do portugues.. Por outro lado, ao gerar um documento LaTex com o Nedit, os comandos de LaTex que sao acentuados, por exemplo \'e, \~ao, sao salvados de uma forma que o compilador LaTex nao entende... Se substituo "pc101" por "microsoft", entao nem acentos faz...A configuracao acima nao serve para mim...

Desde ja', te agradeco qualquer sugestao!!

Marcelo
--
Marcelo Chiapparini
DFT-IF/UERJ