Re: GIMP

Só porque não existe um botão não quer dizer que não exista
a funcionalidade. A maneira de fazer é diferente. Eu comecei
a fazer um tutorial de GIMP, que pretendo retomar em breve,
os 4 primeiros capítulos estão disponíveis no site do cipsga,
nos 2 primeiros se não me engano falo das ferramentas de
seleção de áreas, que você usa para este tipo de coisa.

Uma ferramenta que desenha um círculo não tem muita utilidade
sem ferramentas de preenchimento por "flood" (inundação?) que
são limitadas a preencher uma área pela cor da borda e são
quase completamente inúteis, além de lerdas. Muito melhor é
usar as áreas de seleção. Usando combinações de áreas
(união, intersecção... etc) você pode fazer o que quiser,
não somente ovais e retângulos (círculos e quadrados como casos
especiais ;) )e ainda usar brushes para a borda (experimente
usar o editar->borda) além é claro, de preencher a área com
gradientes , etc, etc.. e poder fazer antialiasing das
áreas limite, coisa que flood fill não faz de modo algum...

em suma... um botão pra círculo e um botão pra quadrado não
faz falta alguma :) E você vai pensar o mesmo quando
descobrir as potencialidades deste esquema de seleção de
áreas. :)

Abração