Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

Em Fri, 1 Nov 2002 18:13:53 -0300 (BRT), "Fabricio Barros Cabral (fx)"
<fbc@mailbr.com.br> escreveu:

> Bom, creio eu que o RPM tem mais opções. Por exemplo, como fazer o dpkg
> mostrar as dependências de um pacote? Aqui eu tenho que fazer um:
>
> $ apt-cache show pacote
>
> E então ver as tais dependências. Se tiver como fazer isso no dpkg, me
> diga que estou doidinho pra saber...

Acho que você nunca deve ter usado 'dpkg --help' =D

$ dpkg -s pacote

Quer ver de um pacote .deb?

$ dpkg -I arquivo.deb control

O dpkg pode ser mais lento que o rpm, mais chato que o rpm em algumas
coisas, mas limitado em relação ao rpm? Isso é loucura, sério...

Como faz pra abrir um .rpm? Eu li um monte pra fazer isso... tentei
usar aquela droga de cpio e o próprio rpm e não consegui... com o
.deb você pode usar o ar -x e depois o tar zxpvf ou pode usar:

dpkg -x arquivo.deb /tmp

(nesse caso o dpkg vai usar o dpkg-deb)

> A *maior parte*. Acho que deveriam ser *todos*. O problema não eh a perl,
> não tenho nada contra a perl, muito pelo contrário! :) Mas acontece que
> aí já é mais uma dependência a ser colocada e mais um conjunto (perl +
> módulos) a serem instalados. Tem gente que não quer a perl instalada, por
> uma questão de espaço ou até mesmo por que não a quer instalada mesmo.
> Acredito que todos os scripts podem *e devem* ser escritos em shell
> script.

Tem scripts que simplesmente não fazem sentido quando são escritos em
shell script... o perl hoje é uma dependência por causa do debconf,
principalmente, e outras partes da infra-estrutura do sistema... os
scripts de mantenedor fazem uso dessa dependência, simplesmente.

Mas eu concordo com a dependência errada de ruby, e acho que você devia
reportar um bug com um patch contendo o script shell e pedindo pra remover
a dependência...

> E agora é você. :) O que você acha que está faltando no instalador? Eu
> gostaria de ver nele suporte ao LVM + XFS... :)

Nah... eu acho que ele está todo ruim... não estou pensando em falta
de features... estou pensando na péssima infra-estrutura básica e na
falta de modularização... depois penso em features...

Vou testar o d-i qualquer dia... ele vai solucionar esses problemas,
eu acho.

[]s!

Debian: <http://www.debian.org>  *  <http://www.debian-br.org>