Dúvidas ( kernel e placa de video )

Pessoal, estou com algumas dúvidas. Estou com a impressão que o meu vídeo
está rodando muito abaixo de sua capacidade. Tipo tenho uma placa de video
Sis daytona ( sis 300 off board ) agp 4x e no kernel o tal do framebuffer
está ativado. Eu fui tentar rodar aquele joguinho, o tuxracer, e ficou
incrivelmente lento, tipo coisa de segundos para responder a um simples
movimento de mouse. Tipo que quando eu compilei o kernel, eu acrescentei
também o suporte a vfat, mas não consigo montar partições, quando eu tento
fala que o kernel não tem suporte ao sistema de arquivos vfat. nisso eu
pensei: será que não compilei o trem direito?
Tipo eu fiz o seguinte para compilar o trem:
make menuconfig
make dep
make modules
make modules_install
make bzImage

ficou faltando alguma coisa????
Existe algum jeito deu testar pra saber se o framebuffer está ativado? ou
alguma coisa que eu possa fazer para otimizar o desempenho de vídeo?

[]'s!!

Fabio

---