Re: Esquema de atualização dos pacotes no sid

Joel Franco <joel@netlocal.com.br> writes:

> 	Sou usuário do Debian faz mais de ano, e pessoalmente tenho uma
> dúvida quanto a como funciona o esquema de entrada de softwares novos no
> sid.

Vamos ver se consigo ajuda-lo ;)

> 	Os mantenedores do pacote que é atualizado, não tem simplesmente
> que recompilar esse pacote, e postá-lo no sid? (supondo que as
> dependências se mantenham as mesmas) Porque essa demora para o
> pacote entrar na distribuição?

Depende. Existem varias variacoes para isso.

Se, as modificacoes forem mais "correcoes" e o pacote nao precisar ser
quebrado (adicinar uma outra lib ou algo do genero) basta pegar as
modificacoes que foram feitas na versao anterior e colocar na nova
(geralmente eh automatico).

Porem existem execoes:

Se algum patch que voce inseria e nao funciona, voce precisa porta-lo
para a nova versao.

Problemas com as outras arquiteturas que falham para compilar ou nao
funcionam corretamente. Aqui podes pegar como exemplo o X que eh super
complicado de manter jah que eh um codigo enorme e o time do X nao
assegura e nao testa o mesmo em varias arquiteturas que o Debian
suporta deixando ao Branden (desenvolvedor que mantem o pacote) a
tarefa de arrumar tudo isso.

Existem outros fatores que seguidamente complicam, por exemplo
bibliotacas que precisam que varios programas sejam recompilados ou
que seja feita uma politica de transicao para que nao seja quabrado o
sistema.

Basicamente, tudo depende hehehe

Alem de tudo isso, o desenvolvedor nao enviar ao Debian o pacote
enquanto nao achar que o mesmo estah no nivel que ele julga otimo que
eh a politica que praticamente todos os devels usam (inclusive
eu). Geralmente pacotes experimentais sao liberados antes de que eles
entrem oficialmente na distribuicao.

Espero ter ajudado :)

[]s

--