Dúvidas sobre instalação de placa de som e modem

Bem, tenho somente 2 dúvidas....

1 - tenho uma daquelas maquinas toscas com tudo onboard...
gostaria de saber como faço para instalar a placa de som (SiS 7841 ou algo do tipo, eh dessas "genéricas"), eu fucei no kernel.org e vi que o kernel suporta ela, ou seja, eu que não instalei direito... o sound-howto mostra o procedimento de instalar placas isa, soh que a minha eh pci...
fico no aguardo de um tutorial ou de dicas....

2 - modem onboard toscão desses das SiS tbm (algo do tipo HFS, eca!)
fico no aguardo de um tutorial ou de dicas....

Ah sim, claro! eu uso o potato 2.2 (redundante, né?)

[]'s a todos

Feu