Re: Squid x Gerenciadores de download

On Fri, Oct 04, 2002 at 08:57:06AM -0300, Marcelo Neres dos Santos wrote:
> Pessoal,
>
> uma duvida de principiante: Se eu criar uma acl no squid para
> barrar o download de arquivos .exe, mp3, etc. como esta:
>
> acl download urlpath_regex .exe$ .zip$ .mp3$
> http_access deny download
>
> os downloads realizados através de gerenciadores de download
> como getright, massdownloader (principalmente este), etc. serão
> barrados também ?! Se não, como faço para barrar estes??

Nao, por padrao, somente os downloads feitos atraves do navegador serao
bloqueados. Voce precisa ter seu programa de download configurado para
usar proxy informando os dados de sua autenticaçao no proxy para isso
funcionar.

Como sempre existem usuarios mais espertos que podem retirar essa
configuraçao do gerenciador de download voce pode bloquear o uso de FTP
com uma regra de firewall e liberar somente quando a origem da
requisiçao for o endereço IP do servidor proxy. Se os usuarios estiverem
em sua rede interna e voce utiliza mascaramento de endereços IP para
permitir que as estaçoes da rede interna tenham acesso a Internet, algo
como a regra abaixo pode ser usado :

iptables -t nat -A POSTROUTING -p tcp -s ! $proxy -m mulitport --ports
20,21 -j DROP

Onde proxy e o endereço IP de seu servidor Squid. Logicamente, se voce
usa regras de firewall com a politica padrao DROP essa regra nao sera
necessaria, somente uma regra para permitir que o servidor proxy possa
acessar o mundo exterior. Qualquer requisiçao de conexao FTP originada
de outra estacao sera negada por padrao.

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Personal Web Site                  http://www.utah.com.br/~andrelop ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||