Re: ISP

On Thu,  3 Oct 2002 16:25:54 -0300
"gorgias" <gorgias@terra.com.br> wrote:

> Pessoal alguem poderia me dizer o que é necessario para se fazer um
> provedor de acessoa a internet, com o woody como software, hardware
> etc

Varia muito do porte do ISP e dos servicos que vai oferecer.
Mas basicamente vai precisar em termos de hardware: roteador, ras e servidores para rodar os servicos. Se bem que o papel do roteado e do ras podem ser desempenhadas por pcs com placas proprias para isso.

Em termos de software, entre paretenses eh a minha indicacao: servidor radius (freeradius), servidor de email (postfix + courier), servidor web (apache).

Se bem que isso eh o basico do basico, opcionalmente pode ter um banco de dados (mysql), ftp (wu-ftpd), webmail e outras coisas.

Em termos de acesso alem do discado voce pode oferecer outras solucoes como radio (Wi-Fi), link direto via LP da operadora local entre uma serie de coisas.

Tudo vai depender do porte da estrutura pretendida, da localidade a ser atendida e de quanto se pretende investir.

Qualquer coisa estamos aih.

--
+-[Fábio Brito d'Araújo e Oliveira]-+
|     Coordenador de Tecnologia     |