debian woody problematico

Eu instalei o debian woody antes da versao stable no meu computador,
através de um cd de um amigo, e usei o dselect para complementar a
instalacao.
O sistema funciona muito bem no modo texto(ao menos eh o q parece). No
entanto, no modo gráfico, o sistema fica lento, o mouse(eh ps/2) soh
funciona as vezes, e parando sempre que um clique eh feito, voltando a se
mover depois de alguns minutos. Ate agora o que eu vejo eh q o linux nao
tem uma boa peformance.
Alem disso tem a dificuldade de instalar minha placa de video, uma sis
6326, e a placa de som, que eh on-board.
Alguem tem alguma dica de como resolver esses problemas?