Re: Postfix vs Qmail

Ola Marcos,

Bom, vou te falar da experiencia que eu tenho com o Postfix, nao conheco o Qmail a fundo.

O Postfix iniciou-se quando o Wietse Venema teve de criar um substituto do Sendmail para IBM, que como todos sabem, o Sendmail apesar da flexibilidade de configuracao, nao possui uma otimizacao boa de recursos de hardware, por ser todo monolitico (um unico daemon faz tudo). No inicio o Postfix tinha o nome de VMailer, mas por problemas de copyright, o Wietse teve de mudar este nome e acabou sendo Postfix.

A ideia principal do Wietse era criar um sistema todo segmentado e bastante flexivel, alem de ser um bom vizinho (pode definir quanto de hardware o postfix vai utilizar). Alem disto tudo, o criador se preocupou em manter uma certa compatibilidade com o Sendmail, para ser possivel fazer uma migracao transparente.

Isto facilitou que muita gente arrancasse o Sendmail para usar Postfix. Aqui no Brasil, o provedor Terra fez isto. No inicio, a NutecNet rodava Sendmail, continuou assim nos tempos do Zaz e um pouco antes de virar Terra, comecaram a se preocupar em substituir o Sendmail que ja nao estava dando conta de toda estrutura. O Postfix foi o escolhido devido a toda flexibilidade que oferece. Nao so o Terra, mas o Zipmail rodou varios anos com Postfix e hoje foi substituido por uma solucao comercial da Critical Path, um software chamado NPLEX.

Bom, nao tenho muito o que falar do Qmail, mas gosto muito do Postfix. Pelo menos nunca vi uma maquina dar crash por causa dele, o que acontecia muito com Sendmail. Quando o Postfix recebe uma carga muito grande de emails, ele dimensiona os recursos de memoria/processador e consegue despachar o volume de mensagens rapidamente sem derrubar teu servidor.  A porta 25 pode deixar de responder, mas com certeza o Postfix estara tratando toda fila que formou para que logo consiga atender novas requisicoes.

O unico problema do Postfix eh o IO. Como ele utiliza muito o disco em intervalos curtos, acaba tendo uma latencia muito grande do teu HD. Se for usar o Postfix em um mailhub com muito trafego, aconselho que utilize maquinas com HD rapido. No caso do Postfix, melhor do que ter uma maquina grande, eh ter varias maquinas pequenas atendendo o servico em conjunto, com isto acaba dissolvendo bastante a latencia e aumentando a performance do teu mailhub.

[]s

Christiano

--
Christiano Anderson <anderson@debian-rs.org>