Re: Criação de fontes e direitos autorais

Em Qua, 2002-09-11 às 23:36, Emerson Val Silva escreveu:
> Gostaria de saber dos caros colegas da lista se eu criar uma fonte
> Parecida com a Arial estaria infringindo a lei de direitos autorais ou
> patente?

Se você criar a fonte, ela é sua. Só que cuidado, o quanto você conhece
de fontes para dizer que não fez algo muito parecido com o de outra
pessoa (isto é, "plágio").
Agora, o que você falou, foi o que foi feito com a Helvetica...Só que os
tempos são outros em termos de patentes, e os jogadores são mais
truculentos (Adobe).

> O que é patenteado numa fonte true type? O nome? O desenho? Somente o
> arquivo?

Uma fonte é True Type porque usa esta tecnologia. Leia em:

http://www.truetype.demon.co.uk/

" Apple had been developing what was to become TrueType from late 1987.
At that time there were many competing font scaling technologies, and
several would have been suitable for the Macintosh. It was by no means
certain, according to lead engineer Sampo Kaasila, that Apple would
adopt TrueType. In the end though, it proved itself on performance and
rendering quality (at high and low resolution) against the others.
Kaasila completed his work on TrueType, though it didn't yet have that
name, in August 1989. The following month Apple and Microsoft announced
their strategic alliance against Adobe, where Apple would do the font
system, Microsoft the printing engine."

> Obrigado!

Eu acho muito legal alguém se interessar por isso, é o tipo de acoisa
que falta no mundo do Software Livre. hackers são "techies" e, embora
possam ter um senso estético apurado (porque "há beleza na matemática"
-- hm, citação de quem?), a parte "artê" não é muito com eles.
Importante entender a extensão do software proprietário, que ating até
fontes, coisa que a maioria nem imaginava...
Lembre-se: *este* GNU/Linux é o *Debian* e obedece às DFSG. *Outras*
distros podem ter posturas diferentes e, com certeza, a mente prática e
comodista não pertence a esta turma nossa.

[ ]s
synthespian

--
Micro$oft-Free Human    100% Debian GNU/Linux    Not buzz-word compliant