recompilar kernel

Olá galera!!
Estou com o debian 3.0 (kernel 2.4.18, default da instalação) na minha
máquina e gostaria de recompilar o kernel com algumas opções que não são
padrões para fazer alguns testes.
Já instalei com o kernell 2.4.18, então me disseram que para recompilar
devia puxar o pacote do kernel que estou usando, no kernel.org, e
descompactar na pasta /usr/src numa pasta com nome linux e lá poderia
executar o make menuconfig.

Bom, deve estar faltando algum passo. alguém poderia me informar qual?
Quando tento fazer o menuconfig daí aparece a mensagem
rm -f include/asm
( cd include ; ln -sf asm-i386 asm)
make -C scripts/lxdialog all
make[1]: Entering directory `/usr/src/linux/scripts/lxdialog'
/bin/sh: gcc: command not found

make[1]: *** [ncurses] Error 1
make[1]: Leaving directory `/usr/src/linux/scripts/lxdialog'
make: *** [menuconfig] Error 2
Valeu galera!!