Sound Blaster 16

Estou mandando esse mail pra ver se alguém consegue me ajudar.
Desde que instalei o Debian não conseguir fazer meu som funcionar, a minha
placa é uma SB16, fiz as configuracoes seguindo os how-to's que achei.
Porém ela nao quer tocar de modo algum.
Quando eu chamo o modulo sb.o ele não consegue iniciar corretamente pois se
configurou sozinho pra IRQ 7 e a placa usa a 5,mas não consigo mudar o
parametro pra 5 pois ele causa erro.
Mesmo com o erro da IRQ a placa é achada pelos programas, mas nao consegue
tocar, somente chia e para.
Se uso o isapnp ele consegue configurar a placa perfeitamente, inclusive o
IDE da placa, porém o som recebe um "timeout" como resposta.
Alguém tem alguma idéia ou alguma leitura pra indicar???

Obrigado.