Umask

Olá,

Existe alguma maneira de eu ter o ajuste de umask diferente pra cada
diretório?

Eu trabalho com muitos arquivos pessoais (0600), de grupo (0660) e públicos
(0666) ao mesmo tempo, e tenho que alterar as permissões deles após sua
criação, para que os outros usuários possam alterá-lo também.

No NTFS (desculpem a comparação) a permissão inicial de um arquivo é herdada
do diretório pai. Isso serial o ideal pra mim, porém sem os flags x
(execução).

No samba eu consigo fazer isso numa boa, usando o "create mask" e o "directory
mask" em cada compartilhamento.

--
Marlon Dutra
FCDL-RS / SPC-RS