Re: Instalando um server para estacoes Windows e Linux

Marcelo Neres dos Santos <listasmarcelo@ieg.com.br> writes:

> - armazenar TODOS os dados das estações -> e-mails, arquivos em
> geral, configurações do outlook (contas, regras, etc.) sei que com o
> Samba eu faço isto, mas não imagino como eu faço para que um usuário
> ao logar em qualquer máquina ja tenha o seu outlook todo
> configuradinho. se alguém puder dar uma mão?!

Voce vai precisar usar o suporte a profile do Windows e guarda-lo no
Samba. Lembre-se que sempre que o usuario logar de uma maquina
diferente, todos os dados do seu .profile serao copiados via rede, ou
seja, a rede deve e precisa ser rapida.

> - prover serviços de impressão -> da pra fazer com Samba também né?!
> Utilizo o Samba em conjunto com o magicfilter ?! Me corrijam se eu
> estiver errado!!!

Eu uso o lprng com o apsfilter e funciona muito bem.

> - monitorar o acesso a Internet feito pelas estações -> verificar o
> que o pessoal ta acessando e não permitir que entrem em sites tipo
> Big Brother, pornográficos, chats, etc. Isto eu posso fazer com o
> Squid, correto?!

Isso voce pode fazer instalando um Squid. Acho que eh o modo mais simples.

> - realizar backups automáticos e periódicos -> o server tem um drive
> Gravador de CDRW IDE, já andei pesquisando e vi que dá pra fazer ele
> funcionar, daí acho que é só eu aprender a fazer um script em bash
> para gravar os dados dos usuários e coloca-lo no cron. Se alguém
> souber de alguma ferramenta pra backup que eu possa usar com o
> gravador de CD melhor !!!

Para esse tipo de uso, indico voce olhar a documentacao do mkisofs e
do cdrecord. Eu fiz um scriptzinho para fazer um .iso com meus dados e
funciona bem, se quiser envio em PVT.

> Outra dúvida, como eu faço para criar as partições de maneira que
> elas fiquem "portáveis e seguras", ou seja, em caso de upgrade ou
> pane no sistema fique mais fácil de eu manipulá-las.  Sei que não é
> correto deixar tudo numa partição só, mas na minha maquina em casa
> tá assim :) O que eu gostaria de saber é o que eu devo deixar numa
> partição separada (só o /home é suficiente ou é interessante separar
> tudo /etc /var /usr ...)

Isso depende. Se voce for muito "critico" em relacao a seguranca,
separar o /usr pode ser util jah que voce pode especificar que serah
feita a montagem desta particao em somente leitura (read only).

O /home acho que eh indispensavel usa-lo em outra particao jah que
*se* voce precisar reinstalar o sistema (isso eh inexistente com o
Debian, tirando problemas de hardware) voce terah os dados dos
usuarios separados, facilitando esta tarefa.

> Desculpem pelo e-mail longo mas é que estou acostumado a usar o
> Linux como estação em casa, é a primeira vez que vou "administrar"
> um servidor e como demorou para eu conseguir convencer a chefia a
> adotar SW Livre não quero fazer nenhuma besteira!

Nem aquece ;) Qualquer coisa "prende o grito" ;)

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R
 E-mail: otavio@debian.org      UIN: 5906116