Openoffice - problemas com acentuação em portugues.

Oi pessoal,

estou com um problema relativo a acentuação no openoffice. P.ex. não consigo
digitar um "ç" ou um "ã". O ponto é que o openoffice é o unico programa onde
não consigo digitar estes caracteres, em todos os outros programas que uso
não tenho problema nenhum em relação a acentuação. Estou usando o xmodmap
"Xmodmap.us+" que é o padrão para o meu teclado. Alguem tem alguma sujestão.

Grato, Thomas (doggi).