DivX (encodando)

Estou tentando encodar um filme em DVD para DivX com o mencoder (encoder do MPlayer). No entanto, estou tendo problemas. O comando usado para encodar é:

mencoder -ovc divx4 -divx4opts br=1100 -dvd 1 -chapter 2 -endpos 7 -o divx_test.avi

O codec divx4 é encontrado com o comando

mencoder -ovc help

mas na hora de encodar, a única saída é em MPEG-2 (a mesma do DVD) e não em MPEG-4, como esperado.

Abaixo se encontra um trecho da saída do mencoder:

Opening Video Decoder: [mpegpes] MPEG 1/2 Video passthrough
VDec: vo config request - 720 x 480, Mpeg PES
[PP] Sorry, postprocessing is not available
Couldn't find matching colorspace - retrying with -vop scale...
SwScale: -1 x -1 (-1=no scaling)
Sorry, selected video_out device is incompatible with this codec.
VDecoder init failed :(
Opening Video Decoder: [libmpeg2] MPEG 1/2 Video decoder v2.0
libmpeg2: Using MMXEXT for IDCT transform
libmpeg2: Using MMXEXT for motion compensation
VDec: vo config request - 720 x 480, Planar YV12
[PP] Sorry, postprocessing is not available
Movie-Aspect is 1.33:1 - prescaling to correct movie aspect.
REQ: flags=0x3  req=0x0

Obs.: Notem a última linha.