Off Topic: I Curso de Informatica do MST

Colegas da lista.

Antes de mais nada, explico que so agora baixei os e-mails e vi o pandemonio
que acabei criando por causa da minha mensagem. Vou dar minha opiniao e
gostaria que isso acabasse por aqui, pois estamos saindo do proposito da
lista (alias, quando postei a primeira mensagem, acho que nem era tao
off-topic assim, ja que era uma noticia importante, mesmo que alguns nao
concordem com a organizacao vinculada a isso).

Como eu posso responder estas mensagem que foram colocadas na lista por
causa da minha mensagem? A verdade e que, pelo nivel que acabou sendo
apresentado, seria necessaria uma mensagem enorme e um pouco de
agressividade, mas eu nao sou assim e vou me cuidar para nao apelar para
isso.

Vamos por partes:

- vinculo do SL com o MST:

nao citei, em momento algum, que este curso estava ligando o SL (nem a
Debian) ao MST. Acho que a noticia de que um grupo grande esta interessado
em usar SL e comecou por aprender a Debian eh uma noticia relevante.
Acredito que se o projeto Debian tivesse criado um curso oficial para o
nosso pessoal haveria, sim, um vinculo, mas, mesmo assim, nao haveria porque
toda a discussao, ja que aliancas politicas sao necessarias para o avanco na
nossa sociedade. O kov e o lucifer sao os instrutores e nao foi dito a eles
que somente poderiam assumir isso se fossem a favor da nossa luta (nao
entramos em discussao politica, mas em questoes tecnicas). O fato do kov ser
uma das pessoas que mais da apoio ao pessoal nas listas da debian fez com
que ele fosse escolhido, mas poderia ser qualquer um.

- vinculo do SL com partidos politicos ou a algum governo:

nao querendo criar polemica, no RS, gracas ao PT e ao governo Olivio, o
pouco que esta se fazendo para fomentar o SL foi implementado. Acho,
sinceramente que se o PSDB fizesse um FSL em cada estado para divulgar as
ideias do SL deveria ser lembrado sempre, mesmo sendo eu contrario a este
partido e sua ideologia. Mas nao e o que acontece. Quem da apoio ao SL (e
aos estudantes) sao os partidos de esquerda, pois eles veem no SL uma
pratica muito parecida com o sonho que eles tem mas que estao longe de fazer
acontecer.

- propaganda na tv:

sinceramente, eu nao fiquei sabendo da polemica com este vereador. So sei
que, a exemplo do que acontece com o MST, a midia somente mostra aquilo que
eh de interesse da elite ou noticias deturpadas. Alias, nao sei nem onde foi
feita a propaganda ligando o SL a partidos politicos. Na verdade, a unica
propaganda que vejo sao as atitudes destes partidos de esquerda a favor do
SL. Voce ja viu na tv algo como "nao seja pirata, use SL"? O que vejo eh que
volta e meia um filme ou uma novela apresenta um computador com o logotipo
do windows na tela. Deem uma olhada na novela das oito e vejam a campanha
anti-drogas. Acho muito improvavel ter uma igual encorajando o uso de SL.

- MST:

o MST eh um movimento social de esquerda que luta pela dignidade do povo que
o segue e os que nao o levam a serio. As vezes, isso nao consegue ser
alcancado, mas "a luta continua". Quando o MST ocupa um predio publico,
geralmente esta reivindicando algo para seus militantes e para a sociedade
em geral (pequenos agricultores e trabalhadores urbanos, por exemplo).
A questao legal eh uma discussao que ainda vai longe. Eu penso que, se uma
pessoa nao tem casa para morar ela tem o direito de usar a casa que aquela
outra pessoa mantem fechada e so aluga quando o valor dos alugueis estao
altos. No caso da propriedade da terra, o que o MST prega eh que, se ha
muita terra sem ser trabalhada e muito trabalhador sem terra, a terra eh um
problema social e nao uma questao juridica simples do tipo "esta terra eh
minha e eu faco com ela o que bem quero". Posso dizer que o MST nao esta tao
errado assim e que ja ha uma base legal para isso (mas, para variar, a elite
fez com que esta base legal nunca fosse usada).
Este nao eh o lugar para ficar fazendo propaganda do MST, mas convido a
todos os que tiverem a disponibilidade e vontade a visitar um acampamento e
assentamento. Voces verao que a vida em um acampamento eh uma luta diaria.
Vivem em baixo de barracos, esperando pelo dia seguinte, vendo criancas
adoecerem e morrerem (tambem de fome) porque acreditam que isso faz parte da
luta que um dia dara a eles uma terra onde so o que eles esperam eh ter uma
casa, escola para os filhos e poder plantar para comer (mas afinal de
contas, quem nao quer?). Ja, para os que nao acreditam na Reforma Agraria,
devem visitar os assentamentos, onde podemos provar que trabalhando em
cooperacao eh possivel superar as dificuldades e alcancar os objetivos. Aqui
perto de Porto Alegre eu posso mostrar isso tudo (se alguem tiver interesse,
podemos ate criar uma excursao durante o FSL).

Bom, acho que ja me passei. Espero nao criar mais polemica quanto a isso.
Afinal de contas, quando postei a mensagem estava tratando das questoes do
SL. Quem colocou a discussao politica na berlinda foram os outros colegas.

Agradeco aos que defenderam o MST, mesmo nao sendo favoraveis a organizacao,
pois sabem que estes 22 companheiros que estao la, agora, estao com a mesma
sede de conhecimento que todos nos temos, sabem que o importante eh
disseminar a informacao e que o MST nao tem o direito e nem condicoes de se
apropriar de nada neste movimento (SL) digno que participamos pela
liberdade. Saibam todos que nosso compromisso com o SL, que nos acolheu,
sera reiterado a cada dia, pois pretendemos disseminar esta ideologia em
nossa base (assentamentos e cooperativas) e, certamente, muito
contribuiremos no futuro.

Espero que aqueles que foram mais duros nas criticas ao MST e ao PT revejam
suas posicoes, nao quanto a isso, mas quanto a sua participacao no movimento
SL. Quanto eu dou respostas na lista (sim, mesmo sendo um usuario basico, ja
tendo dar ajuda aos outros colegas) nao pergunto se ele eh de algum partido
de esquerda e nem diria algo como "so ajudo se pensar como eu". Nunca, ate
agora, havia colocado uma mensagem sequer sobre politica na lista, mesmo
tendo tido algumas oportunidades e gostaria que isso ficasse assim.

Obrigado a todos pela paciencia e, se tiverem algo a contestar, para nao
encomodar mais nossos colegas, quero que me escrevam para o endereco
pessoal: thome@portoweb.com.br.

Sem mais,

Thome.
MST-RS - Coletivo de Informatica