Re: Dispositivo scsi0

On Tue, 09 Apr 2002 23:52:05 -0300
Vinicius De Mario <vinicius.mario@vianetworks.com.br> wrote:

> Uso o Debian Woody, o qual atualizo periódicamente.
> Tenho um gravador de CD que até pouco tempo atrás era identificado pelo
> kernel (2.2.18) como scsi (uso emulação scsi, o dispositivo é IDE) e
> nomeado dispositivo sr0 (/dev/sr0). Eu não sei a partir de qual
> atualização este dispositivo passou a ser nomeado como scsi0. Só que em
> /dev não existe scsi0 e não sei porque mudou de sr0 para scsi0.
>
> Como faço para consertar isto ?
>
> Saída do dmesg:
>
> scsi0 : SCSI host adapter emulation for IDE ATAPI devices
> scsi : 1 host.
> [...]

Esta saida remete ao dispositivo scsi, e nao ao seu gravador. Na verdade, para que o gravador seja scsi voce tem que ter uma placa scsi, certo? Entao a emulacao trata a ide como placa scsi, e como existe apenas ela, ou ela e a primeira, atribui-lhe o id 0, ficando scsi0.
Na minha casa tenho 2 placas scsi, uma adaptec 2940UW que controla 3 HD's e uma ncr5380 que controla meu scanner artec. Como tambem possuo um gravador ide emulado, os disposutuvos sao scsi0 para o ide emulado, scsi1 para a adaptec e scsi2 para o scanner. Isso nao altera o inode para estes dispositivos, sendo que o gravador de cds continua sr0, os hds scsi sao sda sdb e sdc e o scanner e sga.

Fique tranquilo, na ha nada de errado com seu sistema. Ou ele parou de funcionar apos um upgrade???

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
GNU/Linux user 18636 (Debian Woody)

	A medicina e a unica profissao que luta incessantemente para
	destruir a razao da propria existencia.
		--  Jean-Jacques Rousseau; filosofo suico.