Re: Cluster de aplicações

Acredito que o Linux Virtual Server seja ainda uma boa alternativa.

Basicamente, o LVS e' um encaminhador de pacotes. Um no' central
recebe os pacotes e redireciona para os servidores. Eventualmente,
ate' mesmo o no' central pode atender conexoes. O mais importante
e' que ele tenha uma boa placa de rede, pois o fluxo afunila nele.

Embora a maioria das implementacoes seja em servidores Web, outros
servicos foram testados com sucesso (smtp, ssh, telnet, pop3 ...)

A RedHat tinha empacotado o LVS junto com scripts de administracao
num pacote chamado Piranha (!).

A parte que voce esta' procurando (balancear conforme a carga da
maquina) pode ser feita com scripts caseiros rodando no no' central,
que  monitoram a carga (rup) e alteram naquele instante o "peso" de
cada servidor. Isso e' feito com o 'ipvsadm', uma ferramenta que
trabalha junto com o LVS mas esta' num tar.gz separado.

A pagina do LVS:  www.linuxvirtualserver.org

Marcos