Re: useradd + senha

Olá Agney,

Quando você passa a senha usando esse comando 'useradd -p senha' elá já tem
que estar criptografada.
Aqui na empresa onde trabalho eu e um amigo meu fizemos um script cgi que
cadastra usuários no sistema.
O que nós fizemos foi criar uma "função" em perl que criptografa a senha no
padrão que o Shadow-MD5 usa.
A "função" está abaixo:

#!/usr/bin/perl

use Crypt::PasswdMD5;

# Criptografa a senha do usario
#

@itoa64=split(//,"./0123456789ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrst
uvwxyz");

srand();
$salt="";
for($i=0;$i<8;$i++){
$salt .= "$itoa64[rand(64)]";
}
$md5_crypted_passwd = unix_md5_crypt("$password",$salt);

OBS: Você tem que passar uma variavel para essa função chamada password  com
a senha em clear text e o resultado sai na variavel $md5_crypted_passwd, e é
este valor que você passa no useradd.

Quando esse script estiver pronto (ele funcionará pela web) nós estaremos
disponibilizando ele para download.
Ele vai cadastrar o usuário e jogar suas informações para um banco de dados
(postgresql), listará as listas que  existirem no sistema (por enquanto só
faz isso se for o mailman, mas em breve incluiremos outros ;) ), e permitirá
que você escolha de qual listas o usuário fará parte e já adiciona o usuário
numa "password list" do apache, que pode ser utilizada pelo apache e pelo
squid para autenticação.

Espero ter ajudado.
Henrique