Problemas com teclado

Pessoal,

tenho o debian instalado no meu portátil, onde instalei também o XFree 4.2, pois
a versão que vinha com a distr. não funcionava... está praticamente a funcionar
tudo ok excepto o teclado! Não consigo utilizar o ALT-GR (Alt do lado direito do
teclado) - ele funciona mas faz exactamente o mesmo que o ALT do lado esquerdo.
Quando executo o programa «xev», aparentemente está tudo bem: a tecla Alt
dá-me Alt_L no keysym e a Alt-GR dá-me Alt_R.
A questão é que não consigo digitar, por exemplo, os caracteres «{», «]», etc...

Quais são as sugestões?