stuff (era Re: Apresentações em Tex)

Nelson e galera,

> --
> Nelson Luiz Campos              | I hear; I forget.
> Electrical Engineer             | I see; I remember.
> Linux User #89621 UIN 11464303  | I do; I understand.
> Machine #116774                 |
> still@linuxbr.com.br            | Chinese Proverb

Por experiência própria (embora reconheça um grau desconhecido de
consistência científica, pelo talvez reduzido espaço amostral),
eu acrescentaria na 4a. linha deste provérbio:

I teach; I feel

Explico: durante os 6,5 anos em que lecionei na Graduação e na Pós,
um fenomeno novo passou a acontecer cada vez mais frequentemente:
diante das dúvidas de alun*s, as quais costumava ouvir atentamente
seguindo seus mínimos movimentos e tentando me aproximar de seus
raciocínios, eu me sentia como que passeando com el*s por uma trilha
de novas aventuras, oferecendo-me então como uma companhia com uma
boa bagagem de experiência e bons equipamentos, mas na verdade eu
estava me divertindo muito e aprendendo e praticando talvez mais até
do que * própri* alun*. Estas situações aconteciam quando * alun*
estava convidando a mim e/ou a classe a entender suas dúvidas e
raciocínios ainda não consolidados (e por isto mesmo eram um
excelente convite a aventuras inesperadas). Hoje não trabalho mais
como professor, mas de forma bastante semelhante continuo atuando
como líder de equipes em ISPs globais.

(Obviamente, quando o mestre aqui era questionado sobre algo que
não sabia, não saía a me oferecer como guia de aventura alguma! Se
não houvesse algum* alun* que pudesse servir de guia, a aventura era
abortada definitivamente ou adiada para outro dia.)

E onde está o "feeling" das coisas? Em vários lugares: está em
abundância na expressão d* alun* (embora seja o mestre que poderá
aproveitá-lo para se inspirar); está no companheirismo entre alun*
e professor durante a "aventura"; está na inspiração que o mestre
recebe de seus anjos-da-guarda invisíveis; está na capacidade
criativa que o mestre adquire por si só e por inspiração; ...

Bom, voltemos agora à debian-portuguese... estão no caminho do
"I teach; I feel" os que se aventuram pelos caminhos dos que
apresentam conhecimento em formação; e estão na contra-mão do
"feeling" os que já têm o conhecimento formalizado e desprezam
as oportunidades de aventuras, menosprezam a dúvida alheia por
simples orgulho. E ninguém sabe de tudo, e nem companheirismo
existe quando mestre e aluno não se alternam na mesma pessoa.

Estão em bom caminho profissional todos os que ajudam em listas
(até os que respondem com um lacônico "man xxx" :), boas contribuições
vêm de tutoriais (daqui da lista vi referência ao do Pedro ZN e ao
do Gustavo Noronha), howtos, ...

Nesta lista tenho contribuído pouco, tenho algo disponível e
não atualizado em www.interprov.com.br, mas justifico-me por
estar fabricando artesanalmente um roteador de alto desempenho
e baixo custo com capacidade de BGP4, estar desenvolvendo um IDS
de bloqueio de ataques em tempo-real (entre interfaces sem IP),
e estou reescrevendo meu compilador de tabelas de rotas BGP que
disponibilizarei sob a GNU GPL, e ainda vendo o que faço para
clientes seletos e tenho meu emprego fixo. Ainda, adoro sexo e
tenho 3 filhos.

(cosmo, acho que você me perdoa por não lhe ter respondido a
respeito do Snort, mas pode me ligar se quiser: 11 9628 8477;
e obrigado pelas dicas que já recebi de você)

te+,

Antonio Augusto de Cintra Batista