Lista FreeBSD,em resposta a pergunta SF2002 e FreeBSD

Eu estive no SL2000 e até ministrei um minicurso
naquele evento, junto
com
o Kojima (era sobre X Window, não sobre FreeBSD). No
ano passado não
fui,
mas sei que o Brandi apresentou uma palestra e muita
gente ligada ao
FreeBSD esteve lá, sim. Acho que o pessoal de FreeBSD
tem uma visão
mais
fria (ou cética, no meu caso) desse tipo de evento.
Uma coisa que
precisas entender é que não temos aquele espírito de
seita que
caracteriza
a comunidade GNU/Linux, ou pelo menos uma parte dela
--- a pior parte,
aliás, mas infelizmente e mais barulhenta também.

A maioria das pessoas que participa desta lista usa
FreeBSD por razões
profissionais. Então não fica esperando que o anúncio
do SL2002
provoque
um frissom e a movimentação de uma horda de
BSD-maníacos rumo a Porto
Alegre. Quem conhece um pouco mais o que é Software
Livre --- e
atrevo-me
a dizer que conheço --- sabe que esse tipo de evento
tem pouco valor
técnico, até porque parte das pessoas envolvidas com
ele nada mais faze
do
que macaquear o palavrório do Stallman e outros
"gurus", muitos dos
quais,
aliás, têm uma atitude bastante arrogante e
autoritária (sei disso por
experiência pessoal, não por ouvir dizer).

Um exemplinho: no ano passado, pouco antes do SL2001,
esteve aqui em
Santo
Ângelo para fazer uma palestra sobre Software Livre o
Marcos Mazzoni,
presidente da PROCERGS (Companhia de Processamento de
Dados do RS ---
uma
das promotoras do evento). Ele disse tanta coisa
descabida que num
determinado momento tive de interrompê-lo para
contestar afirmações do
tipo "Linus Torvalds trabalhava para a FSF" e coisas
piores.

Acho que é válido ir ao SL2002, mas que ninguém
alimente esperanças de
que
ele possa vir a ser uma grande vitrine para o FreeBSD.
O Governo do
Estado
parece ter feito uma opção de cunho
político-ideológico por GNU/Linux.
Basta dar uma olhada na página do "Projeto Software
Livre RS" para ver
que eu quero dizer:

	http://www.softwarelivre.rs.gov.br/

Putz! Eles chamam o Stallman de "Criador do Software
Livre", mas a UCB
já
distribuía o BSD Unix livremente mais de DEZ anos
antes do projeto GNU
começar a existir!

O chato é saber que essa política de desinformação não
é casual. Eu
tive a
oportunidade de reclamar dela pessoalmente para o
Mazzoni e não
adiantou
nada.

--