Re: Epson Stylus C60 USB

* Lages (rclages@via-rs.net) wrote:
> Amigos,
>
> Antes que o Kov pegue gentilmente no meu pé, vou tentar inovar aqui.
>
> Comprei uma impressora Epson Stylus C60 USB e quero usá-la no Debian
> GNU/Linux 2.2 Potato. Já pesquisei no search.debian.org mas nada.
>
> Alguma dica?

Vamos fazer essa tranqueira  funcionar:

1) Comande lspci e veja qual controladora usb voce tem;

2) Comande modconf e escolha a classe de modulos usb, e depois usb-ohci,
se sua controladora for da sis, ou usb-uhci, se for intel. Nao e preciso
adicionar nenhum parametro para o modulo. Ainda na secao usb, escolha o
modulo printer, que e o suporte a impressora usb;

3) Crie o inode usb para a impressora, pois o script MAKEDEV do debian
nao cria pra voce. O comando e o segunte:

#mknod /dev/usblp0 c 180 0

Isso criara o inode /dev/usblp0, que e a porta da sua impressora USB.

4) Instale o filtro de impressao. Esta e a parte mais livre, vcoe
escolhe qual:

O apsfilter funciona com esta impressora, e so fazer um apt-get install
apsfilter.

Existe tambem o turboprint, que nao e livre, mas prove a funcionalidade
em modo rascunho, o que economiza tinta, www.turboprint.de.

Como voce usa o potato, nao vou mencionar o cups, porque o suporte a
esta impressora so vem a partir do woody (a nao ser que voce encontre um
backport do cups mais novo para potato!).

Uso uma hp840 na porta usb e funciona perfeitamente. A sua epson tambem
funcionara (melhor do que a minha!).

> Valeu turma!
> Lages.

[]'s

|   .;'``-. | Marcio China <china@pbh.gov.br> |Empresa de Informática e
|  : :'   : |                                 |Informação do Município
|  ; ;   ,' | Debian GNU/Linux user 186538    |de Belo Horizonte
|    `-._   | http://debian-br.cipsga.org.br  |Prodabel S/A

"Deus morreu, Marx morreu, o comunismo morreu,
e, eu próprio, também não me sinto lá muito bem..."