Dúvidas sobre o swap e desempenho [Era Re: Swap (Dobro da RAM ??)]

Olá a todos, estava acompanhando a discussão sobre swap e vou aproveitar para pergntar algumas coisas:

Minha máquina tem 64 MBRam e em uma instalação antiga do linux (acho que era conectiva) usava, separado do root, um hd 500 MB como swap (na ide2) e achei que a máquina estava um tanto lenta, então deduzi que o sistema fica mexendo com os 500MB em hd, ou seja, que o linux enchia toda a swap a exemplo que faz com a ram, isso é verdade, quer dizer, vai enchendo a ram e a swap? Agora estou com Woody, um hd de 20GB para a partição root e um hd de 4.3 Gb que particionei em 128MB swap (fiz assim com receio de ocorrer a lentidão), 370 MB swap (esta vou ativar depois e fazer uns testes) e o resto ext2 pra backup, instalei ontem e ativei só a primeira partição swap e como disse vou fazer uns testes com a outra pra ver o desempenho, a pergunta é, o melhor é deixar 128 mesmo ou posso ativar direto 500 MB, lembrando que acho que o sistema vai ficar carregando a swap? Mais uma coisa, com intenção de obter desempenho coloquei o hd com swap em uma ide diferente do onde está o / , a configuração dos hds tá assim:

  hda -> 20GB (root)
  hdb -> não usado
  hdc5 -> 128MB (swap) no início do hd
  hdc6 -> 370MB (swap) após a primeira partição
  hdc1 -> 3,8GB (ext2) o restante do hd
  hdd -> cdrom

  Essa é a melhor configuração pra um bom desempenho?
Particionei com o cfdisk, porque ele deu números 5 e 6 pras swaps, sendo que as fiz no incío do hd?

  Desculpem pela mensagem grande.

valeu e abraços

--
jupercio juliano