Servidor

Olá.

Estou tendo problemas para fazer minha máquina Debian como servidor.
Aqui eh uma rede com 4 computadores: servidor(Mandrake 8.2),
uma Debian e 2 com rWin98. Quando eu instalo o Debian Servidor,
o DHCP sempre falha na incialização, e se configuro como IP fixo manualmente,
toda vez que eu reinicio ele nunca grava as configurações. No momento da
instalação do Linux, quando vou em "Configurar Rede" (minha placa eh uma
RealTek 8139), coloco os Gateways e endereços IP td certinho mas a máquina
não entra na rede. Pergunta: como faço pra gravar o IP fixo sem que eu fique
fazendo manualmente a cada boot, ou melhor, como configuro a rede local,
o roteador e o servidor DHCP? (que no Foca GNU/Linux não encontrei isso)

OBS: estamos usando woody