[OT] Re: duvida [sic] (sobre programação em C para Internet)

On Tue, Dec 17, 2002 at 10:38:53AM -0300, Katagan Sleepers wrote:

> Oi, eu gostaria de saber como imprimir uma string em um determinado
> local de
> um site usando a linguagem c.
>

> ex: imprimir uma string na barra de busca do site google.

Você poderia detalhar um pouco mais o que você quer? É CGI? Ou você quer
escrever a string no browser? Nesse caso, use JavaScript. Ou você quer
fazer um programa em C que, ao rodar, se conecta ao Google, envia sua
string para lá, realiza a pesquisa e baixa os resultados? Para fazer
isso, o lynx serve muito bem. Por exemplo, digamos que sua pesquisa seja
"Linux para Iniciantes". Para fazer isso diretamente com o lynx, digite

$ lynx http://www.google.com?q=Linux+para+Iniciantes

Ou então faça um script em bash:

#!/bin/sh
## Baixa resultados de uma pesquisa do Google
##

if [ ! $1 ] ; then
	echo "Uso: $0 string-da-pesquisa arquivo-de-saida";
	echo "	string: a string que você quer pesquisar";
	echo "	arquivo-de-saída: o arquivo em que você quer guardar";
	echo "		o resultado da pesquisa (argumento opcional.)";
	exit;
fi

if [ ! $2 ] ; then
	$2 = $HOME/saida;
fi

lynx -dump "http://www.google.com/?q=$1"; > $2;

echo "O resultado está em $2";
exit;

# salve este script com um nome qualquer e lembre-se de torná-lo
# executável com chmod +x nome-do-script
## Fim do script

Não acho que seja necessário escrever um programa em C só para fazer isso.
Além de ser complexo já existem outros programas que fazem isso. Não se
deve reinventar a roda, sabe?

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org