como corrigir problemas de partições

preciso de ajuda, tem algo errado com minha tabela de partições. Uma vez (há
algum tempo) tive que reinstalar o linux o windows depois de mecher no
tamanho das partições com uma versão antiga do partition magic. Parecia que
as partições não respeitavam o limite entre si, as duas partições estavam
razoavelmente cheias. Parece que quando eu criava/baixava/copiava novos
arquivos pra uma das partições a outra perdia algum dado, e assim eu acabei
tendo que reinstalar os dois sistemas. acho que cheguei a ficar vários meses
sem ter problemas, daí, sem eu mecher em nada disso só baixar e instalar um
programinha o outro no windows, e acabei perdendo o lilo e o linux. Apaguei
a partição linux e a swap, criei tudo de novo, reinstalei o linux (debian
woody), e depois de alguns dias (hoje), deu de novo problema no lilo e perdi
alguns dados no linux (por exemplo, todo o conteúdo do diretório /boot/, eu
só entrei no linux através do cd). Outro sintoma que apareceu quando
acontece o problema (esse sintoma súmio no período que tava tudo normal,
voltou com a volta do problema) é que alguns arquivos agora criados no
windows não são legíveis no linux, como se fossem arquivos vazios, dá um
more neles e não aparece nada, mas não dá pra copiar ou movelos (se não me
engano dá erro de entrada/saída). Além disso o fdisk (do dos) informa que a
partição windows (primária dos) tem 5860 mb, e a extendida tem 3906 mb
(linux ext3 + swap). o comando df do linux se não me engano informava 6,8 gb
pra windows e 3,6 pra partição linux (além da swap). o windows também
informa que a partição win tem 6,83 gb. Perceba que o fdisk apresenta apenas
o tamanho da partição primária (windows) diferente, o da partição extendida
aparece com 3906 mb, só que a extendida tem também a swap (131 mb
aproximadamente), retirando isso e passando pra gb temos 3,6865... gb, um
arredondamento correto pra uma casa decimal ficaria em 3,7 gb, mas como eu
imagino que o df apenas elimina as outras casas (o que é incorreto, pois
3,68 está mais próximo de 3,7 do que 3,6) fica 3,6, ou seja, a informação do
fdisk bate com a do df (pra ext3). meu hd tem 10 gb.

Alguém sabe como eu corrijo este problema?

---
resumo da mensagem pra quem tem preguiça de ler:
partições linux e windows parecem não respeitar limite entre si (quando
gravo dano numa perde-se dado na outra), alguns dados da partição windows
não são legíveis no linux e já perdi linux 3 vezes (windows 1 vez).