Re: Speedy

On Thu, 05 Dec 2002 15:30:24 -0200
Fábio Rabelo <fabior@ajato.com.br> wrote:

> [...]

Não. No Speedy Business é preciso `autenticar' pelo menos uma vez, no
Speedy Home parece ser preciso após de cada certo tempo de não ter
tráfego (pelo menos em alguns casos).

> NÃO sou usuário do Speedy, minha conecção é AJato/TVA, muito mais rápida
> e um pouco mais barata !

Não gosto da Telefônica mas, pelo menos para as versões empresarial,
isso não é certo. De modo contrário, eu não contrataria ela. Um Speedy
Business 256/128 com provedor custa pouco mais que 200 reais, o Ajato
empresarial 256/256 custa alguns centavos mais que 700 reais. Não é
mais rápido, pois uso tanto Speedy como Ajato cada dia em sessões
interativas desde fora e tenho a perfeita comparação. Também tenho
servidores apache em todos, e as páginas demoram a mesma coisa em
Speedy ou Ajato, ou seja que o upload de 256 do Ajato é tão virtual
como qualquer largura de banda que prometem. Não tenho à mão medições
exactas, as que são difíceis porque eles brincam muito com TOS e
segment sizes (ICMP echo máxima prioridade, bulk segunda maior
prioridade: assim os pings e os downloads são aceitáveis, tudo
demais um horror). Mas no final, tudo a mesma coisa.

> Tenho vários clientes q usam o Sppedy, eu configurei p/esses clientes,
> mas eles sempre compram com o provedor, sendo a grande maioria
> SpeedyBussenes, tenho apenas dois clientes q usam SpeedyHome, um é pppoe
> com o provedor Matrix, e o outro tem desde a época q começou, ainda está
> na rede ATM com ip estático e provedor Terra, até o pessoal da
> telefonica tem medo de mexer lá e parar de funcionar .. ;- )

Eu também tenho ainda um cliente assim, e eu mesmo tinha um antes de
mudar para Speedy Business recentemente, porque as sacanagens com
estos Speedies são realmente insuportáveis. Desde faz poucos meses
estão fazendo um NAT para outro IP público que muda em menos de uma
hora, se não houver atividade. O usuário, sem ajuda de uma máquina na
Internet, não tem chances de descobrir o IP que aparenta ter desde
fora e, para colmo, ainda é possível acessar outros Speedies onde este
NAT não acontece. O seja, o Speedy tem um IP, alguns outros Speedies
podem acessar ele usando este IP, mas a grande maioria desde fora
precisam usar outro. Assim, um pppoe com IP dinámico ainda é mais
fácil de tratar. Com todos os efeitos, isso não é um IP fixo; mais uma
vez, a Telefônica mudou unilateralmente as condições de um contrato, o
que é totalmente ilegal, mesmo que o contrato seja implícito, pois
ninguem perguntou ao contratante e nenhum contratante aceitou
livremente. Isto é a segunda vez; a primeira foe quando fecharam os
portos para conexões entrantes e inventaram a regra de proibir VoIP.

O serviço técnico da Ajato, tão freqüentemente necessário como da
Telefônica, infelizmente não é mais competente.

Desconheço o estado das questões legais. Mas sem brigar você precisa
provedor por motivos técnicos (eles não liberam até a autenticação no
provedor) e por questões legais (você aceitou estas condições num
Speedy novo ao contratar ele). Brigando, quem sabe, talvez você
consegue. Com paciência e recursos, eu acho que pode prosperar, pois o
provedor limita-se a vender as nossas identidades (para spam, como
Terra, UOL, BOL, etc). Você ainda precisaria de outro DNS gratuito na
Internet ou um servidor próprio. É perigroso contar com um servidor
próprio, pois a Telefônica é capaz de, algum dia, filtrar o acesso aos
servidores root. O fato é que a Ajato, pelo menos em alguns casos já
está filtrando 53/tcp, mas eles abrem quando sob pedido, e depois de
explicar a uma menina no telefone o que acontece (!). Pelo demais, o
provedor só é inconveniente. Até um juiz deve poder perceber isso.

--
Ciccio
ciccio@kiosknet.com.br