Re: Problema com o teclado no console

On Wed, Dec 04, 2002 at 10:50:07PM -0300, Frederico R. Marvila wrote:
> Olás de novo, lista!
>
> Bom, eu estava com um problema no x que quando eu
> usava o "su -", o root não pegava a configuração do
> teclado pt_BR e então, eu não usava acentos nem
> cedilha, e a tecla "ç" não dava nem ";". Ela
> simplesmente, quando apertada 2 vezes, listava meu
> diretorio. Mas esse problema foi resolvido com a
> colocação de "LANG=pt_BR" no .bashrc. Não sei pq não
> acontecia isso 'tomaticamente, já que eu usei o
> dpkg-reconfigure locales e escolhi pt_BR como padrao.
>
> No entanto, quando logo no terminal texto, mesmo tendo
> [...]
Saúde!

Você já leu o manual do su? Quando você digita "su -", o novo shell root
será como se você tivesse dado um login do root. Ou seja, ele pegará as
variáveis que estão no .bashrc/.bash_profile do root. Para preservar o
ambiente do usuário anterior, digite "su -p -". A opção -p fará o bash
ler o .bashrc/.bash_profile do usuário atual, e não o do root.
Alternativamente, você pode digitar simplesmente "su", e nenhum
.bashrc/.bash_profile será lido, ficando as variáveis de ambiente
exatamente como estavam antes do comando.

Abraços,
Zé

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org