OFF TOPIC - como fazer um site

Olha ..pode ser uma duvida ridicula, mas eu nunca aprendi a mexer com html,
tags, xml..etc, mas resolvi fazer um site voltado a programacao, manutencao,
hardware, etc..minhas duvidas sao a seguinte:

 - Como faco para registrar um dominio e achar um lugar para hospedar a
pagina?? Nao quero usar os dominios gratuitos ou hospedagem gratuita..ha muito
tempo atras eu tinha uma pagina na geocities e ela sumiu....

 - O meu colega que vai me ajudar (afinal ele e webdesigner, e eu nao nao
entendo nada disso) é acostumado com ferramentas windows, mas eu gostaria de
saber de algumas ferramentas livres para web designer

valeu