Re: Imagem console

On Wed, 4 Dec 2002 00:34:00 -0200
"tiba" <tiagoanjoinformatica@bol.com.br> wrote:

> Bom, não sei se é possivel, o fundo preto e as letras brancas e coloridas no
> console, quem é que cria ????
>
> A bios que dá um pequeno suporte ou o operacional gnu ????

Até onde sei quando damos o boot normal o sistema operacional trabalha no modo texto, ou seja o programa diz para a placa de video :
eii video coloque uma letra L na posição 1 da memória de vídeo , coloque uma letra I na posição 2 da memória de vídeo , coloque uma letra N na posição 3 da memória de vídeo , coloque uma letra U na posição 4 da memória de vídeo , coloque uma letra X na posição 5 da memória de vídeo e por aí vai logicamente com a informação da cor do caractere junto, já no modo gráfico não é por caracteres e sim pontos ou seja : ei placa de vídeo coloque um ponto branco na posição 1 da memória de vídeo, um ponto azul na posição 2 e assim por diante, aí o hardware da placa de vídeo faz o trabalho de colocar a partir de um lugar em que ela armazena o desenho dos caracteres na memória de vídeo, ou seja o sistema esta limitado pelo hardware, acredito eu que o framebuffer seja uma maneira de se passar por cima disto (vide o lilo gráfico), agora se já existe alguma aplicação que faça uso disto diretamente no console pra mim é um mistério.

Como disse se encontrar me avise também.

Sucesso

--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br